Categoria Mobile Marketing

Imagem em destaque Os 2 principais tipos de ações de marketing para dispositivos móveis 1 - Os 2 Principais Tipos de Ações de Mobile Marketing

Os 2 Principais Tipos de Ações de Mobile Marketing

Agora que a PPM já o iniciou ao mundo do mobile marketing, está na hora de saber como o pode aplicar na prática, através das duas principais ações.

SMS marketing

Postpageimage Os 2 principais tipos de ações de marketing para dispositivos móveis SMS marketing - Os 2 Principais Tipos de Ações de Mobile Marketing

O SMS marketing foi, provavelmente, a primeira estratégia de mobile marketing a ser amplamente explorada pelas empresas. Atualmente, continua a ser uma das mais importantes e bem-sucedidas.

Resumidamente, o SMS marketing assenta no envio de mensagens de texto para um conjunto de consumidores previamente registados numa lista de contactos. Este tipo de ação de mobile marketing facilita e potencia o relacionamento entre as empresas e os clientes.

Através do seu smartphone, o consumidor pode receber atualizações sobre as suas encomendas, promoções especiais, lembretes de pagamentos por efetuar, informações sobre as últimas novidades, entre muitos outros tipos de mensagens.

A grande vantagem do SMS marketing em relação às outras ações do mobile marketing, e até do marketing em geral, é que a taxa de leitura das mensagens é muitíssimo elevada. Os utilizadores de dispositivos móveis raramente deixam qualquer mensagem por ler.

Isso contribui para que cerca de 98% dos SMS enviados pelas empresas sejam abertos. A percentagem é especialmente impressionante se a compararmos com os números das ações de email marketing. Apenas cerca de 20% dos emails são abertos.

Páginas web responsivas

Postpageimage Os 2 principais tipos de ações de marketing para dispositivos móveis Páginas web responsivas - Os 2 Principais Tipos de Ações de Mobile Marketing

Hoje em dia, a grande maioria dos utilizadores recorre aos seus aparelhos móveis como a principal forma de aceder à Internet. Por isso mesmo, é imprescindível que as empresas garantam que os utilizadores de smartphones e tablets consigam interagir de forma correta e ajustada às suas páginas na web.

No panorama atual dos negócios, a criação de páginas web responsivas é uma estratégia essencial não só no âmbito do mobile marketing, mas também do marketing digital como um todo.

A compatibilidade das páginas web de uma empresa com os dispositivos móveis facilita a navegação dos utilizadores, contribuindo para uma maior probabilidade de virem a converter-se em clientes. E também é um dos principais critérios usados pela Google para determinar o posicionamento das páginas nos resultados da pesquisa.

Um website responsivo é aquele que é apresentado de forma perfeita e adaptada em qualquer aparelho, desde os smartphones e tablets até aos computadores desktop e portáteis.

Para além do SMS marketing e das páginas web responsivas, o Bluetooth marketing e a captura de códigos QR podem também representar duas ações adicionais de mobile marketing benéficas para os negócios.

Cada empresa deve formular uma estratégia de mobile marketing que se alinhe com a sua combinação única de fatores internos e externos.

Imagem em destaque O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal - O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal

O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal

No panorama empresarial da atualidade, podemos dizer que é essencial que toda e qualquer empresa invista em mobile marketing.

O facto é que, a cada dia que passa, o número de utilizadores de smartphones aumenta, e dentro desse universo, o número de pessoas que utilizam o smartphone como principal fonte de informação e conteúdo também não para de crescer.

O que é o mobile marketing?

imagem postpage O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal O que é o mobile marketing - O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal

Os dispositivos móveis, tais como os smartphones e os tablets, permitem que os utilizadores estejam em constante interação com os seus amigos e familiares, podendo fazê-lo de maneira muito rápida, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Conscientes desta realidade, as empresas começaram a pensar em maneiras de também conseguirem construir uma relação próxima com os seus consumidores e potenciais clientes através dos dispositivos móveis. Os principais objetivos seriam os de tornar as suas marcas mais conhecidas e aumentar o volume de vendas.

Com isto em mente, é razoável que possamos resumir o mobile marketing como o conjunto de estratégias implementadas por parte das empresas no esforço de tomar partido das funcionalidades dos aparelhos móveis. Esse aproveitamento permite que sejam capazes de relacionar-se com o seu público-alvo e influenciar o seu comportamento.

Num mundo em que os smartphones são protagonistas, parece lógico que todas as empresas, em qualquer um dos vários setores e indústrias, possam sair beneficiadas por aplicar uma boa estratégia de mobile marketing.

O mobile marketing em Portugal

imagem postpage O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal O mobile marketing em Portugal - O Que Precisa de Saber sobre o Mobile Marketing e a Sua Representação em Portugal

Em Portugal, a ACEPI (Associação da Economia Digital) representa a MMA (Mobile Marketing Association). Os dois órgãos trabalham em sintonia para promover o mobile marketing no país, formar os profissionais na área, orientar a indústria, e garantir as melhores práticas.

O derradeiro objetivo da parceria é o de transformar o mobile marketing em Portugal num universo mais acessível e fácil de navegar, sempre potenciados as oportunidades ao nível da inovação, um pilar fundamental na adaptação da indústria às constantes novas realidades.

No fundo, pretende-se que todos os negócios do tecido empresarial português cresçam e expandam, à medida que colhem o vasto conjunto de benefícios oferecidos pelo mobile marketing.

No quadro do marketing em Portugal, a Associação da Economia Digital e a Mobile Marketing Association desenvolvem ações de formação e seminários, estudam os comportamentos do consumidor e produzem relatórios sobre o mercado.

Também desenham as linhas orientadoras para as melhores práticas, certificam os melhores profissionais portugueses e reconhecem os casos de sucesso na aplicação do mobile marketing por meio da atribuição de prémios.

Continue a acompanhar os guias providenciados pela equipa da PPM para saber muito mais sobre o mundo do mobile marketing.